quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Ser Feliz ou Ser Perfeita - A Ditadura do Corpo


 Outro dia, numa conversa, uma conhecida comentou que Fulano de Tal estava namorando... "Poxa, que bacana! E ela é legal?", eu perguntei ... e a resposta foi: "Sim, ela é muito legal, simpática e trabalhadora, mas é bem gordinha!" (frase dita com nariz torcido)
... ... ... Pausa para Reflexão ... ... ...
Oi???
Ah, então a garota, ao ser avaliada, pelo visto foi reprovada, mas não pelo  caráter ou personalidade, e sim pelo biotipo.
E quer saber? Não foi a primeira vez que ouvi comentários desse tipo. Lamentável!
Vivemos num mundo, num país, extremamente preconceituoso, taxativo e que aponta as "diferencas". Você é julgado por não pertencer a determinada classe ou não ter o que é dito como certo, como perfeito. Mas, vem cá, perfeito onde? perfeito pra quem?
Alguém aí tem o manual?
Olha, não é nada fácil!
Eu às vezes me pego no meio disso tudo completamente maluca. Me cobro demais, saio em busca de um corpo que sei que nunca vou ter. E pra quê?
Você aí que está lendo já parou pra pensar em quantas vezes buscou um "padrão" que não era seu, só por que não está como a maioria? Você já fez dieta pra emagrecer, pra engordar, pra ficar sarado? Fez matrícula na academia, no pilates, no Cross fit? Comprou a fruta da moda, seguiu a dieta da lua, do Sol, do cometa? Já tomou água até os rins explodiram, fez promessa, foi ao médico, ao nutricionista, a mãe Dinah (Deus a tenha!)?
Pois é...bem vindo ao meu mundo! Eu já fiz MUITA coisa em nome de um corpo perfeito. E... nunca tive!
Agora me diga...vale a pena?
Se te faz feliz, claro que vale! Mas, se você está buscando apenas aceitação, aprovação e seguir um estereótipo...ah, não vale! E sabe por que não vale? Porque é uma busca implacável, infinita e que muito provavelmente só vai te levar a frustração.
Digo por experiência própria!!
PeloamordeDeus... não estou escrevendo pra desencorajar ninguém a tentar, mas é um desabafo de quem buscou coisas que são distantes e utópicas.
Gente, ser magro, sarado, ter tudo durinho NÃO vai te trazer felicidade ( pelo menos não a verdadeira!) ...não te dará garantia de um emprego melhor, de um futuro promissor, de viajar o mundo, de ter aquele cara da novela. Essas coisas você consegue pelo seu caráter, seu sorriso sincero, sua personalidade, honestidade, jeito de encarar a vida e as situações que ela traz.
Muita gente procura encontrar um par perfeito ou manter um relacionamento, mas eu te digo, se seu companheiro te quer com essa condição, então melhor você trocar de parceiro!
Uma coisa é cuidar da saúde, outra bem diferente é ser escravo de uma ditadura cada vez mais cruel. Porque hoje a moda é ser de um jeito, amanhã pode ser outro, e aí? Pouco tempo atrás a clínicas de cirurgia plástica bombavam para colocar silicone, a mulherada queria ficar turbinada... agora a moda já é ter seios pequenos. Entao o que escolher: Ficar toda popozuda como as panicats ou mignon como Paola Oliveira? Ter a barriga da Gracyanne Barbosa ou da Isis Valverde? Ser magra como Luciana Gimenez ou curvilínea como Ellen Roche?
Meus amores, essas garotas vivem da imagem entao claro que vão trabalhar nisso. Inclusive as boas atrizes mudam o tempo todo...um belo exemplo é  a Fernanda Souza. Ela já foi gorda, magra, media, sarada...tudo dependendo do seu papel. Assim como um advogado se prepara para seu caso, um medico estuda para seu paciente, uma atriz se molda para seu papel. Então, querer ser do jeito delas é uma busca infinita.
Eu já tive o privilégio de trabalhar com modelos Plus Size e foi incrível. Uma grande lição pra mim, pois eu vi o quanto essas mulheres são maravilhosas, lindas, descoladas e com uma baita auto estima. Num dos trabalhos que eu fiz com elas, fomos almoçar juntas e, na rua, era fiu-fiu que não acabava mais. Agora me diz...elas deixam de ser mulheres atraentes por serem gordinhas? De jeito nenhum!!
Eu mesma tenho que ler e reler este desabafo muitas vezes porque luto com meu peso. Eu morro de medo de olhares e comentários, sinto vergonha de usar biquíni entre amigos e família. E olha, vou confessar uma coisa pra vocês... Tenho um marido incrível, que me ama muito e que está ao meu lado cerca de 15 anos! Ele nunca me pediu pra mudar, pra ser diferente, pra não comer doce ou me matricular na academia....ele me ama por quem eu sou, por estar ao lado dele em cada momento e por dividirmos juntos nossa vida. Então, o que vale mais pena: ser perfeito ou ser feliz? É melhor eu correr na esteira ou aproveitar o sábado de folga do maridão num barzinho ou fazendo um churrasquinho em família ou com os amigos? 
Cuidar da saúde e evitar excesso é um dever, mas para estarmos bem e termos uma vida longa e não para caber num fio dental ou usar blusa de barriga de fora.
Gente...de perto todo mundo tem defeito...ou você acha que a Paola Oliveira não tem pelo menos duas ou três celulites? Que a Isis Valverde as vezes não briga com pele e que a Ellen Roche de vez em quando não murcha a barriga na foto? Rsrs... Brincadeiras a parte, o fato é que temos que procurar nossa felicidade e nosso bem estar, focar no que nos completa, em ter a saúde em dia e em acordar a cada dia grato por ser exatamente quem você é. 
Eu tenho flacidez, celulites, barriguinha e outras 'cocitas-mas'...e daí?! Quer me pagar uma plástica? Aceito.... Quer pagar minhas contas? Aceito também! ... agora se quer me dizer como devo ser ou o que devo ter...então melhor procurar jogar sua energia em si mesmo. Ah, e da próxima vez que te perguntarem se aquela garota é legal, responda assim: "Sim, ela é muito bacana, simpática e LINDA do jeitinho que ela é!"
Pra fechar, convido vocês a espiarem o Instagram da marca de lingerie Tullime... eles fazem fotos com mulheres de todo tipo, pra mostrar que a beleza está nos olhos de quem vê, que toda mulher tem seu encanto e fica linda pelo simples fato de se aceitar e ser feliz.
Deixo a promessa de que vou me cobrar menos e curtir muito mais...afinal, A Vida é  Um Sopro! 
Promete também...vamos??

(dedico este post a duas mulheres lindas e que me mostraram hoje o quanto são guerreiras, que corpo não significa nada, pois Ser Bela vem da alma... Bruna e Fabi...vocês me inspiraram, mesmo sem saber!)

Obrigada por ler
Lu



Ser Feliz ou Ser Perfeita - A Ditadura do Corpo

 Outro dia, numa conversa, uma conhecida comentou que Fulano de Tal estava namorando... "Poxa, que bacana! E ela é legal?", e...