Já ouviu a frase: "ser bonzinho é sinônimo de ser bobo" ? Pois é, eu ouço o tempo todo. E aí vem aquele questinamento: Vale a pena ser bom, praticar o bem?
Olha, ainda sou do tipo que acredita que sim!
A questão é: você espera algo em troca? aí as coisas se misturam e vira um 'pampeiro' dentro da gente. Fazer o bem, ser generoso, ajudar, ser bom ouvinte é algo que fazemos quando nosso coração pede, geralmente está ligado a nossa alma, nossa personalidade e fica difícil ver determinadas situações do nosso próximo, e tapar os olhos, ainda mais quando é com alguém que amamos ou queremos muito bem.
Eu sou do tipo que me dedico muito às pessoas a minha volta e nem sempre colho os melhores frutos, porque, claro é meio inevitável não esperar um gesto de compensação. Mas aí é que está o problema...não devemos esperar NADA de ninguém e isso é um treino.
Se sua alma é generosa e seu coração cheio de compaixão, agradeça a Deus (ou qualquer que seja sua fé) por ter te feito assim; acredite: isso é uma qualidade!!
Viver num mundo onde as pessoas mal dizem bom dia, andam com o rosto colado em seus smartphones e pouco se interessam pelo que se passa a sua frente, não é nada fácil para quem tem excesso de zelo e um coração cheio de ternura, mas não se culpe por seu tempo e seus esforços por levar o bem. Entenda que nem todo mundo está preparado para se doar, para compartilhar; entenda que a maioria das pessoas preferem fingir que estão ocupadas do que olhar nos olhos e assumirem que são avessas a sentimentos.
Às vezes nos doamos tanto que ficamos exaustos, não paramos para repor nossas energias...esperamos que alguma daquelas pessoas que receberam um pouco de nós, possam retribuir, deixando um pouco delas pra gente, o que fatalmente não acontece. E como lidar então? Devo parar de ser legal, de ser bonzinho? Devo ser frio e ausente?
Calma, não mude seu jeito de ser por conta do outro. Não anule sua essência por causa de pessoas que não sabem te valorizar. Não tire do mundo sua energia generosa por conta da frieza de corações fechados.
O problema das pessoas, deixe com elas, não se culpe, não busque respostas... faça sua parte e se sinta feliz com isso e apenas isso. Se te faz bem ajudar e oferecer seu ombro, tente se bastar com esse sentimento...tenha prazer em ser como é, sem colocar na conta, esperando quando vão te pagar. Não espere pagamentos, nem recompensas...ao menos não das pessoas, não na mesma moeda. As recompensas vêm sim, mas por outros meios e de outras maneiras.
Aprenda a se sentir feliz com a busca dos outros por sua ajuda...tente olhar pelo prisma de que você é a luz quando elas estão na escuridão e sinta-se bem por ser exatamente como é, por ter esse dom tão raro hoje em dia.
Dizer que é fácil, não é mesmo...mas, como disse lá em cima, é uma questão de treino e até de tempo, afinal, com o passar dos anos vamos aprendendo a selecionar a quem levar e oferecer nosso melhor, quem de fato merece ser gratificado com um pedacinho do nosso coração.
E não se esqueça: " Ninguém perde por dar amor, perde aquele que não sabe receber!".
Obrigada por ler.
Bjnhos
Lu
Nenhum comentário:
Postar um comentário