Já pensou que coisa boa seria se pudéssemos ter um botãozinho em nosso coração para desligar sentimentos ruins? ou será que o botão ficaria melhor no cérebro, para desligarmos pensamentos torturantes e repetitivos?
Fosse onde fosse, em qualquer parte do corpo, seria formidável, não é mesmo? Ah, que ótimo poder clicar ali e ... pluft ... parei de sentir ansiedade, angústia, medo. Clico aqui e ... pluft ... chega de pensar no que poderia ter feito de diferente, naquela pessoa que não me dá a minima ou naquilo que eu deveria ter dito e deixei passar. Ah, como seria bom!
Mas, a vida é bem mais complexa e não é um simples botão que vai resolver as coisas. Onde estaria nosso crescimento e aprendizado, se só tivéssemos um botão pra apertar e resolver tudo? E o auto-conhecimento?
É minha gente, não é nada fácil e a cada dia se torna mais árdua a tarefa de controlar sentimentos, pois o mundo tem pressa e 'sentir' virou coisa de gente atrasada. Falar deles então ... fraqueza!!
Não se culpe, não se martirize pelo que há dentro de você. já ouviu aquela frase que diz: "Só o dono da dor sabe onde ela dói"? pois é a mais pura verdade! Como é que eu posso chegar pra você e avaliar se seu sentimento é bobagem ou realidade? Como é que eu posso te dizer para parar de sentir? Gente... isso não existe! Não julgue o outro por sentir demais ou por sofrer com isso. Ninguém está livre de um dia viver algo exatamente igual.
Mas daí aquele danadinho de sentimento entrou, se esparramou e resolveu passar uma boa temporada dentro de você ... e agora? Ah, não ache que varrendo a praga pra debaixo do tapete vai resolver a questão; não ache que ignorá-lo será a melhor solução, porque ele vai ficar lá, sorrateiro, fazendo parceria com outros sentimentos, manipulando, cravando as garrinhas em você e, quando menos esperar, ele instala um caos emocional, um colapso psicológico ou até mesmo uma doença física.
Por falar nisso, quantas e quantas pessoas tratam de enfermidades fisicas, sem ter a menor ideia de que foi o monstrinho do sentimento que se instalou dentro de si? É minha gente, não é brincadeira não ... os sentimentos fazem muito mais em nós do que podemos imaginar. Mas, essa parte fica pra outro dia...
Se você é daqueles que remói o sentimento até sair fumaça... se você é do tipo que acorda pensando nisso e dorme pensando 2x nisso ... vem cá e me dá sua mão para sairmos juntos nessa estrada esburacada. Ás vezes a gente se tortura tanto, sofre tanto que dá vontade de bater a cabeça na parede... eu sei bem como é! Mas, nem tudo está perdido e sempre há alternativas.
Primeiro lugar: não sinta vergonha do que você sente, é quem você é e precisa aprender a lidar com isso, e não se torturar somando à outras coisas nocivas.
Segundo: não tenha medo de pedir ajuda ... seja médica, psicológica, espiritual, familiar ... enfim. Lembre-se que unidos somos mais fortes.
Acima de tudo, não tenha pressa em expulsar esse monstrinho aí de dentro, vá com calma e respeite seus limites e suas restrições. Tente ouvir o que há dentro de você, o que originou esse sentimento e como se colocou nessa situação. Analise o que há para ser feito e quais as opções que você tem, sem causar maiores danos. Às vezes nossa vida está tão conturbada que não conseguimos prestar atenção em nós mesmos e no que grita nosso interior. Acredite, sempre temos as respostas.
E se não tiver? ah, se não tiver, não se torture e peça ao Sentimento para se retirar e leve o tempo que precisar. Aprenda com ele, fique mais forte com aquilo que ele deixar de lembrança no seu coração. Saiba que, quando não há solução, é porque em 90% dos casos não dependia só de nós... existia algo ou alguém envolvido que não colaborou e, quanto a isso, não podemos nos culpar.
Quando o Sentimento sair de vez, mesmo que leve um certo tempo, é provável que ele deixe um "moletom"ou um "livro"para você se lembrar dele, mas não se importe, pois uma vez que ele se foi, você estará muito mais preparado para o caso dele voltar e, se voltar, você tomará muito mais cuidado.
Digo à vocês que a teoria é muito mais fácil, mas saiba que você não está sozinho e que nesse exato momento, milhares de pessoas estão recebendo esse convidado espaçoso.
Se não há como controlarmos os Sentimentos, que ao menos sejamos capazes de lidar com a bagunça que ele deixa dentro de nós.
Obrigada por ler
Um bj
Lu